Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Negócio de Fotodepilação > Xperto Depil

Seções
Você está aqui: Página Inicial Blog Como tornar a recepção um local agradável para o cliente

Como tornar a recepção um local agradável para o cliente

A atenção ao estado de organização e limpeza do seu local deve ser uma constante, pois o ambiente é a primeira coisa que pode conquistar ou afastar a cliente. Por isso a limpeza e organização, e até harmonia, irão valorizar ainda mais o seu local.Conheça alguns aspectos que podem fazer uma grande diferença no ambiente da sua recepção.
Ambiente de recepção

Ordem:

Coisasfora do lugar, excessos, cabelos no chão são coisas muito fáceis de evitar eque é o mínimo que o cliente espera do local. Portanto, evite acúmulo de papéisna mesa ou balcão de recepção; a área do cliente deve estar sempre limpa eordenada, a copa (se houver) deve ser limpa com frequência, sempre com coposlimpos e abastecida. Evite deixar objetos fora do seu local (ex: vassoura).Oriente a pessoa responsável pela limpeza para que não incomode os clientes ouo funcionamento da clínica, por isso escolha bem os momentos para realizar alimpeza.

 

Procure criarum ambiente agradável: Criar uma seleção de músicas é umaótima opção para tornar o ambiente mais agradável e as esperas menosdesgastantes. Porém lembre-se de ter uma lista variada e sempre renovada paranão entediar também os funcionários, isso também evita que se entediem edecidam colocar outra da sua escolha. Evite que sejam estações de rádio commuitos comerciais e ritmos fortes (pagode, samba, eletrônica, pop, etc). Ovolume deve ser médio-baixo, para se fazer notar, porém sem incomodar umaconversa. Uma boa sugestão são músicas internacionais, chill out, MPB moderna,escolha segundo o estilo do seu local e aproveite também as diversas rádios porinternet. Se não tem um sistema de som, utilize o som do computador, mas semprecom o cuidado com o volume.

Sugestões rádios web:

www.radio.uol.com.br/- Permite que crie uma seleção própria de músicas.

www.tunein.com – Permiteencontrar canais de rádio de todo o mundo

www.antena1.com.br  – É possível criar um canal personalizado paraa empresa.

www.sonora.terra.com.br/ –Muito similar ao UOL

 

Cheiro:Manter o bom cheiro com o uso dos ambientadores ou essências. Um cheiroagradável seguramente irá chamar a atenção do seu cliente e isso ficaregistrado na memória dele, mesmo que inconscientemente. Porém cuidado para quenão fique forte ou que seja enjoativo. A recepção e o banheiro da cliente são prioridadenesse critério, no caso das cabines de atendimento é preferível evitar, pois é umambiente pequeno, fechado e o cheiro de pelo queimado pode criar uma péssimacombinação.

As lojas de itens para a casa, roupa de cama,lingerie, costumam usar esse artifício. Se quiser que um cheiro específicocaracterize seu local, selecione algo realmente leve e que não incomode clientese funcionários. Para que o cheiro esteja sempre presente, o ideal é criar umarotina para a aplicação do aromatizador. Os ambientadores já prontosdisponíveis no mercado geralmente são mais caros e remetem muito ao cheiro dematerial de limpeza, por isso, avalie a opção de usar essências, que podem sertransformadas em sprays ou ligadas à rede elétrica para manter o perfume.Poderá encontrar tudo isso em casas de velas e sabonetes artesanais, etc.Abaixo indicamos uma receita para que prepare seu aromatizador de ambientes: http://www.paraffine.com.br/Passo/perfumaria/arom_amb.asp


Evitarbarulho e confusão: Caso a cabine de atendimento sejapróxima à recepção, faça a limpeza sempre com a porta fechada para evitar que obarulho incomode quem está na espera. O tom de voz da conversa entrefuncionárias também é importante, portanto, evite gritar, dar gargalhadas.

 

Uso de áreasexclusivas para clientes: Dá má impressão chegar num lugar ever todas as funcionárias sentadas na recepção, conversando, ou apoiadas nobalcão. A sensação que dá é de que o lugar está vazio e desorganizado, isso fazos clientes desconfiarem da qualidade do serviço e da empresa. Então, arecepção deve ser um lugar exclusivo do cliente, por isso é aconselhável ter umlugar mais reservado onde as funcionárias possam estar enquanto estiveremdesocupadas.

 

Iluminação:A iluminação na recepção pode dar um toque especial e cálido, por isso, procureusar luzes amarelas que tornam o ambiente mais acolhedor e aproveite as luzesfocais (ex: olho de boi) para destacar pontos importantes, como a logomarca,quadro de avisos. Já dentro das cabines, o ideal é ter bastante iluminação eluz branca. Ao projetar a iluminação da cabine, antes de instalar as lâmpadas verifiquecomo será a dinâmica do trabalho, se fará sombra, onde é melhor instalar oponto de luz, etc. A manutenção das lâmpadas é muito importante, pois umalâmpada queimada remete a desleixo, despreocupação.