Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Negócio de Fotodepilação > Xperto Depil

Seções
Você está aqui: Página Inicial Blog Precisa formação em estética?

Precisa formação em estética?

Muitas pessoas perguntam se é necessária a formação em estética para iniciar um negócio de fotodepilação e colocar a mão na massa. A formação não é de todo obrigatória, mas há alguns detalhes importantes.
Atenção aos requisitos para realizar fotodepilação

Não é necessário que todas as funcionárias que trabalham com a fotodepilação tenham formação comprovada em estética ou depilação, porém é sim obrigatório ter pelo menos uma funcionária (ou proprietária) com formação comprovada no serviço prestado pela empresa.

A Vigilância Sanitária exige um responsável técnico com formação comprovada para autorizar a licença de funcionamento do local. Basta uma só pessoa por atividade/serviço. Por exemplo: em um local de fotodepilação é necessário que pelo menos uma das funcionárias comprove formação em depilação, e nesse caso, é aceita a formação em depilação tradiconal (à cera). Se é realizado um serviço facial, de limpeza de pele, por exemplo, é necessário uma funcionária responsável como esteticista. Atenção: somente cursos reconhecidos pelos MEC (Ministério da Educação) são reconhecidos pela Vigilância Sanitária.

Essa é uma regra geral, ,as vale lembrar que as exigências da Vigilância Sanitária podem mudar segundo o município ou até zona, por isso, informe-se antes para confirmar.

Até o momento, a  Anvisa exige que se comprove que as pessoas que utilizam o equipamento tenham treinamento para isso, ou seja, é importante um certificado de que você recebeu as orientações para usar o equipamento.

A grande maioria das empresas que vendem equipamento de luz pulsada dão minicursos de formação sobre o uso do equipamento e de modo bem básico como realizar a sessão. Para isso entregam um certificado a cada uma das pessoas que realizou o curso. Porém é importante ressaltar que as empresas não ensinam a fazer fotodepilação e seu suporte se limita ao uso do equipamento.

Para realizar o tratamento de fotodepilação é importante conhecer como luz pulsada afeta o pelo, as reações possíveis, contraindicações e cuidados, além de várias questões que variam segundo a cor da pele, o tipo de pelo, etc. Para realizar uma sessão de fotodepilação eficaz e segura, não basta ter o melhor equipamento e saber usá-lo. É importante entender o processo e praticar.

Conheça nosso material sobre fotodepilação e adquira todo o conhecimento que pode complementar sua formação.