Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Negócio de Fotodepilação > Xperto Depil

Seções
Você está aqui: Página Inicial Blog Renove seu negócio em 2013 – Fique de olho

Renove seu negócio em 2013 – Fique de olho

A frase “O olho do dono é que engorda o gado” provavelmente nunca sairá de moda. Se você está na sua empresa cada dia, abra o olho para aquilo que está escapando da sua vista. E se não está aí cada dia, transforme-se no seu próprio espião.
Fique de olho no seu negócio

O reality deTV “Tabatha, te necessito”, que comentamos no post anterior, começa sempre domesmo jeito: com câmeras escondidas, os organizadores do programa gravam o diaa dia da empresa. São diálogos entre os funcionários, a reação dos clientes,como o dono trata seus funcionários, etc. Apesar de que em muitos casos o donoestá cada dia dentro da empresa, eles se surpreendem com as coisas queacontecem nas suas costas e até diante do seu próprio nariz.

Já pensouem como pode ter suas próprias “câmeras escondidas” para saber o que estáacontecendo na realidade? Dificilmente é possível ter uma câmeraescondida para flagrar tudo que acontece, porém você pode encontrar outrosmeios, como o “cliente misterioso” para saber o que acontece por aí. O clientemisterioso é uma pessoa não conhecida pela equipe (e preferencialmenteque o dono também não conheça) para fazer um raio-X de tudo o que vê: como é tratado comocliente, aspectos do local, trato das funcionárias e do dono entre eles, etc.Essa estratégia é utilizada por muitas empresas.

Outro modode ter seu próprio raio-X é fazer inspeções surpresa. Com a rotina, muitascoisas ficam esquecidas e vale lembrar como está, antes que seu clientedescubra ou antes que seja tarde demais. Como está a limpeza do banheiro, dacozinha e zonas comuns? Como é o controle e organização da recepcionista? E aqualidade dos produtos à venda? (disposição, estoque, validade, estado deapresentação, etc). O que está quebrado ou estragado e que até hoje está se “arrastando”e ninguém toma providência? Lâmpadas queimadas, pintura machada ouinfiltrações, sofá manchado.. se você nota tudo isso quando vai em uma clínicaou salão, por que seus clientes também não notariam no seu local?? Seu negócioé feito de detalhes e a correria do dia a dia não pode te fazer descuidardisso.

O últimodetalhe importante para saber o que está acontecendo com a sua empresa éconhecer a visão do cliente. E digo cliente de “verdade” e também você naposição de cliente. Já provou todos seus produtos e serviços? Como se sente?Gosta? Converse também com clientes já conhecidos, com quem tenha alguma proximidadee confiança e pergunte sua opinião. E, claro, esteja aberto para escutar tambémcoisas que talvez não goste!

Essaavaliação como seu próprio “espião” deve ser objetiva e levada a sério. É muitocômodo deixar a responsabilidade para as funcionárias, mas você comoproprietário é o responsável para que tudo esteja funcionando bem para que seusclientes estejam satisfeitos e queiram voltar ao seu local. Aproveite o novoano pra ficar de olho no seu pasto. Afinal, o olho do dono é que engorda ogado!